EM LOCOMOTIVA ROSA, DILMA CONCLUI FERRONORTE
brasil 247
A família Stuckert faz história na documentação fotográfica da Presidência da República há duas decádas. Nesta quinta-feira 19, em Rondonópolis, Mato Grosso, Ricardo Stuckert Filho ampliou a galeria de fotos emblemáticas e inesquecíveis de um presidente criada pelo clã.
Sem fazer realismo socialista, mas retratando com o que no governo vai sendo chamado de 'soft power'; mostrando uma presidente com um tanto de cansaço no conjunto, mas genuinamente feliz pelo que estava fazendo; e, sobretudo, pela leitura política que permite fazer a partir de seu click, o fotógrafo titular da presidente resumiu o estilo Dilma Rousseff.
A presidente não fez nada menos, na manhã de hoje, que concluir a épica Ferronorte, com um longo trecho de 260 quilômetros de ferrovia e a inauguração oficial do Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), por sua vez o maior da América Latina, já em operação.
Se a foto de Stuckert pode representar o ufanismo, não é para menos. Pela grandiosidade que poderia ser explorada da cena, o que foi feito com sabedoria, e a informação jornalística em si, da qual não se afasta, como haveria de ser diferente?
Se há momentos em que, visivelmente, o Brasil anda para trás, também há aqueles em que, espera-se que todos reconheçam, avança. Não é todo o dia que se conclui, verdeiramente, uma obra de infra, e é mesmo um traço pequeno no secular mapa de descaso das autoridades com o modelo ferroviário, mas é algo que se fez.
Já em operação, o intermodal estará trabalhando com sua capacidade plena nos próximos, dias escoando produção agrícola e minério de ferro. Commodities, alguns dão de ombros. Mas os mesmo commodities que trouxeram o País até aqui. Vindos do setor que segura, neste momento, o PIB.
Política e eleitoralmente, que é muito o que conta cada vez mais, a presidente não poderia deixar de faturar. A imagem dela na locomotiva é daquelas que aumenta a popularidade de qualquer um. Qual é a criança que não gosta de um trem e não sabe o que ele representa? O símbolo histórico do progresso? Antes que se despejem as críticas, qual presidente poderia perder essa?
E não foi Dilma que inventou a reeleição.
Comentários
Postar um comentário