Alessandro Zanardi conquista ouro nos Jogos Paralímpicos

Exame

Zanardi, que disputava a prova com bicicleta acionada pelas mãos, venceu no circuito de Brands Hatch

Londres - O ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Alessandro Zanardi, que em 2001 perdeu as duas pernas após um acidente, conquistou nesta quarta-feira a medalha de ouro na prova contra-relógio de ciclismo, na categoria H4 dos Jogos Paralímpicos de Londres.

Paralympics 2012: Alex Zanardi takes an emotional gold at Brands Hatch
Strong arm tactics: Alex Zanardi celebrates his gold medal in some style Photo: GETTY IMAGES
Zanardi, que disputava a prova com bicicleta acionada pelas mãos, venceu no circuito de Brands Hatch, com o tempo de 24min50s22. Logo atrás ficaram o alemão Norbert Mosandl, com o tempo de 25min17s40, e o americano Óscar Sánchez, que obteve o tempo de 25min35s26.
O italiano, de 45 anos, sofreu amputação depois de acidente sofrido no circuito de alemão da Lausitz, em prova da Champ Car, uma dissidência que existiu dentro da Fórmula Indy. Zanardi, que liderava a prova, perdeu o controle do seu carro na saída dos boxes e foi atingido em seguida pelo carro do canadense Alex Tagliani.
O Reynard-Honda do italiano se partiu ao meio e depois de vários dias de coma induzido em um centro hospitalar de Berlim, os médicos não tiveram outra opção além de amputar suas pernas, em uma tentativa de salvar sua vida.
Na Fórmula 1, Zanardi disputou 41 GPs, pela Jordan, Minardi, Lotus e Williams, entre 1991 e 1999. Na Champ Car, por sua vez, conquistou dois títulos, em 1996 e 1998.
Após perder as duas pernas, o italiano reapareceu como piloto no Mundial de Carros de Turismo (WTCC), pilotando um BMW 320i adaptado. Conquistou quatro vitórias.
Em 2007, passou a competir no ciclismo adaptado. Quatro anos depois, foi vice-campeão mundial. Também em 2011 disputou a Maratona de Nova York, com sua bicicleta de mão.
Abaixo, o acidente onde Alex Zanardi perdeu as duas pernas

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes