Folha precisa contratar um ombudsman para seu ombudsman

O ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, disse nesta segunda-feira, durante a sabatinha, respondendo a pergunta da plateia que, a cobertura do jornal durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi tão dura quanto está sendo na gestão do Presidente Lula

Segundo ele, muitos leitores acreditam que a Folha foi muito mais condescendente com FHC do que com Lula. Porém, como não há dados científicos, sua avaliação é apenas pela "aparência" disse.

Parece que o seu Lins da Silva, não lia a Folha na época em que ele não era o ombudsman. E continua não lendo agora que é empregado do jornal. Só ele não sabe que a gloriosa Folha de S.Paulo levava e leva os tucanos aos céus.No caderno Painel, só passam as cartinhas com ataques ao PT . Aliás, onde fica seu Lins e Silva que também não vê os comentários dos leitores do jornal? Matérias com criticas ao Presidente Lula, tem os comentários aberto para seus leitores, ofenderem a honra do Presidente com palavras de baixo nível. Mas quando a notícia é boa, o link de comentários desaparecem do final da página do jornal

Lins da Silva também foi questionado sobre as críticas que recebe de leitores e das fontes. Segundo ele, as críticas não são importantes quando representam posicionamentos político-partidários. "Mas quando o jornal comete erros graves aí sim a credibilidade se fere. O jornal tem errado muito e eu acho que alguns desses erros bate na credibilidade", afirmou ele.O ombudsman disse que os dois principais erros que o jornal cometeu nos 18 meses que está no cargo é sobre a "ficha" da ministra Dilma Rousseff na época da ditadura e a estimativa sobre os números de gripe suína no Brasil.

Segundo ele, Dilma disse que a ficha publicada pela Folha sobre o período que ela atuou contra o regime militar era falsa. O jornal disse que não tinha como comprovar se o documento era falso ou verdadeiro, porque não tinha o original em papel, só digitalizado.Lins da Silva disse que os erros acontecem por três fatores: pressa, preguiça e ignorância dos jornalistas.

Nossa! pelo menos desde de 2007 internautas recebem esse span. Só a Folha não sabe que é falso.Se a Folha fosse um jornal, teria uma resposta para a indagação. Mas é um panfleto mal escrito por penas de aluguel que só fazem sucesso no seu clubinho de vaidosos egos neocons. E, claro, faz sucesso também entre leitores que preferem a adoração à reflexão. É a má fé alimentando a ignorância. É a Folha back to the roots.O pior de tudo é que a mídia insiste em não aprender com os erros passados. Ao contrário, gosta de repetir os mesmos equívocos, mesmo que eles possam vir a cobrar seu preço em perda de credibilidade.

Conclusão: a blindagem é de tal forma vergonhosa que até mesmo o conservador sr.Lins da Silva, ombudsman conveniente à direção do jornal, é forçado a reconhecer e manifestar-se. A Folha tucanou e perdeu as estribeiras. Ética jornalística? Isso é outra coisa. Manual? Para que serve mesmo?

O ombudsman, disse que o jornal impresso "sobreviverá" à internet, apesar do crescimento do meio eletrônico como fonte de informação.

Leia mais com os Amigos do Presidente Lula

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes