Das incontinências verbais no Twitter

Nassif

Por LHDias

Lição básica para quem quer usar redes sociais: cada um é responsável pelas próprias palavras. Ed Motta aprendeu isso da maneira mais dura esta semana. Nos últimos dias, o cantor, compositor, audiófilo e apreciador dos bons vinhos publicou alguns posts polêmicos em seu perfil no Facebook. Disparou contra Caetano Veloso, Lenine e boa parte da nova geração de músicos, além de se queixar da feiúra do povo brasileiro (especialmente das mulheres, e, mais especificamente ainda, das cantoras). Seus comentários transbordaram do Facebook para o Twitter, e, de lá, para diversos sites de notícias e blogs.

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", o cantor tentou se defender e disse não saber que seu perfil estava aberto ao público. E classificou como "brincadeiras com os amigos" frases como "Mulher feia tem que ser mega competente (risos). Se não, é Paula Toller nas cabeças (risos). Linda, burra e sem talento". "Reconheço que fiz comentários infelizes. Mas todas as pessoas fazem isso nos bares, em casa", disse.
O problema é que o perfil de Ed não estava (na verdade, continua) aberto apenas a seus 4.985 amigos, mas acessível a qualquer um que desejar investigar seu mural. E, obviamente, uma rede social não é um bar. Logo, não poderia esperar que os ataques dirigidos a músicos como Tulipa Ruiz, Rômulo Fróes ou ao grupo Hurtmold ficassem restritos à mesa do boteco.
O produtor Daniel Ganjaman tratou de explicar isso a ele: "Ed, seus comentários e de seus amigos foram extremamente infelizes e você, como pessoa pública, com cinco mil pessoas no Facebook e 60 mil seguidores no Twitter não pode dar esse tipo de declaração nas redes sociais como se tivesse numa mesa de bar. Você tem todo direito de ter sua opinião e até torná-la pública, contanto que arque com as consequências. E by the way, te acho um músico genial hoje em dia, mas gosto muito dos artistas que você criticou e não cabe a você julgar ninguém, visto que, no início da sua carreira, deu uma ou outra derrapada no percurso", escreveu Ganjaman.
Ed, pelo visto, entendeu (tarde demais) o recado: "Tem razão, Daniel. Foda, cara, estou chateado pracas com isso. Era uma brincadeira minha com Comprido, mas sim tem 5 mil pessoas aqui eu não deveria ter feito isso. Caramba", postou no Facebook.


13/05/2011 - 19h06 - Atualizado em 13/05/2011 - 19h06 Ed Motta ofende cantores e arranja confusão em rede social "Assumo meu erro, eu realmente escrevi. Mas tem humor e ironia nisso", afirmou o cantor QUEM ONLINE foto: Reprodução Ed Motta ofende cantores e arranja confusão em rede social  
Ed Motta ofende cantores e arranja confusão em rede social
Ed Motta causou polêmica ao fazer comentários no Facebook nesta sexta-feira (13). De acordo com a "Folha de S. Paulo", o cantor provocou a ira de alguns usuários ao fazer comentários sobre às mulheres e, em especial, à cantora Paula Toller.
Veja os destaques do canal Divirta-se
"Mulher feia tem que ser mega competente (risos). Se não, é Paula Toller nas cabeças (risos). Linda, burra e sem talento". E depois: "Mulher feia tem que cantar igual Sarah Vaughn, se não eu não tenho tempo hahaha!", afirmou Motta, de acordo com a "Folha de S. Paulo".
O cantor, que apagou alguns dos posts, também afirmou que os brasileiros são "feios".
"[Estou] em Curitiba, lugar civilizado, graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim porque ooo povo feio o brasileiro, (risos). Em avião, dá vontade chorar (risos). Mas chega no Sul ou SP gente bonita compondo o ambiance (risos)", escreveu.
Motta também tratou com grosseria um usuário do site que reclamou dos comentários. "Ô, xará, aprende comigo que é o máximo que você, mortal medíocre, pode fazer. Eu estou num plano superior, te respondi só porque tens o meu nome, mané. Essa porra é um lixo e eu tenho pena de ignorantes como você... Brasileiros... A cultura que eu vivo é a CULTURA superior. Melhor que a maioria, 'ya know' [sabe]?"
Além de Toller, vocalista da banda Kid Abelha, Ed Motta atacou Caetano Veloso, Lenine, Daniela Mercury, Chico César e vários artistas da nova geração, como a cantora Tulipa Ruiz.
Pouco depois, ao ser questionado por um fã de realmente ter feito tais comentários - já que alguns deles já não estão disponíveis em sua página no Facebook, Motta afirmou que sim. "Tudo bem, assumo meu erro. Essas coisas estao aqui no Facebook, eu realmente escrevi, mas Jesus, tem ironia, humor nisso", afirmou.
foto: Reprodução Ed Motta ofende cantores e arranja confusão em rede social
Posts de Ed Motta no Facebook

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes