Folha: a capa, a matéria e o outro lado

Fatos e Dados

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quarta-feira (5/5) chamada de capa  “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” (edição SP) e  “Empreiteira pagou ‘mesada’ de R$ 150 mil ao PT paulista” (edição nacional); matéria “ Empreiteira contratada pela Petrobrás dá R$ 1,2 mi ao PT ” na página A4; e “ Partido e empresa dizem que doações foram legais ” na retranca “outro lado”, na mesma página. As matérias dizem respeito a um prestador de serviços que faz doações a partidos políticos, a UTC Engenharia.

A “técnica jornalística” empregada pela Folha foi a de utilizar o termo “escolhida por convite” na chamada de capa, que pode induzir o leitor a interpretar que a Petrobras contratou a UTC diretamente. Na matéria da página A4 explica o termo “escolhida por convite” de forma incompleta: “modalidade pela qual empresas previamente selecionadas formulam propostas”. Somente na retranca “outro lado”, no rodapé da página, vem a explicação da Companhia: “foram convidadas 29 empresas para participar da concorrência“.

A matéria não apurou a extensa lista de clientes da UTC, que inclui outras empresas ligadas aos governos federal e estaduais (SP, MG, etc) , bem como diversas empresas privadas.

O caso da Folha Online é ainda mais grave. A matéria  “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” está aberta ao internauta, mas sequer disponibiliza o “outro lado”, cujo acesso é restrito a assinantes.

A Petrobras se relaciona com mais de 42 mil fornecedores e celebra mais de 240 mil contratos por ano. É razoável supor que alguns de seus fornecedores contribuam com os mais variados partidos e candidaturas.

Leia aqui a  carta enviada pela Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo na tarde desta quarta-feira (5/5)

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes