Folha: a capa, a matéria e o outro lado
Fatos e Dados

A “técnica jornalística” empregada pela Folha foi a de utilizar o termo “escolhida por convite” na chamada de capa, que pode induzir o leitor a interpretar que a Petrobras contratou a UTC diretamente. Na matéria da página A4 explica o termo “escolhida por convite” de forma incompleta: “modalidade pela qual empresas previamente selecionadas formulam propostas”. Somente na retranca “outro lado”, no rodapé da página, vem a explicação da Companhia: “foram convidadas 29 empresas para participar da concorrência“.
A matéria não apurou a extensa lista de clientes da UTC, que inclui outras empresas ligadas aos governos federal e estaduais (SP, MG, etc) , bem como diversas empresas privadas.
O caso da Folha Online é ainda mais grave. A matéria “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” está aberta ao internauta, mas sequer disponibiliza o “outro lado”, cujo acesso é restrito a assinantes.
A Petrobras se relaciona com mais de 42 mil fornecedores e celebra mais de 240 mil contratos por ano. É razoável supor que alguns de seus fornecedores contribuam com os mais variados partidos e candidaturas.
Leia aqui a carta enviada pela Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo na tarde desta quarta-feira (5/5)
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