A verdadeira ameaça à livre expressão do pensamento


Ela não está em risco quando setores da sociedade pedem que uma publicação e seus jornalistas falem, mas sim quando um veículo é forçado a se calar.

Leonardo Attuch no face do Brasil247

Nos últimos dias, nossos leitores têm acompanhado o esforço que vem sendo feito pela equipe do Brasil 247 para continuar publicando informações relevantes, mesmo num cenário de extrema adversidade. Nos últimos dois dias, disponibilizamos 40 giga de informações relacionadas à Operação Monte Carlo, na nossa página no Facebook. No dia 27 de abril, já havíamos também antecipado, com exclusividade, o inquérito contra o senador Demóstenes Torres, enviado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, à CPI. Informações que, muitas vezes, contrariam interesses e forças poderosas da sociedade brasileira.

Como responsável direto pela publicação, compartilho com todos vocês – leitores, mas, sobretudo, amigos aqui no Facebook – as dificuldades que vêm sendo enfrentadas por nossa equipe e as soluções que já estão sendo encaminhadas. Tanto no tocante à infraestrutura, como também no que diz respeito à segurança. Hoje, nesta quarta-feira 9, registramos boletim de ocorrência na delegacia especializada em crimes eletrônicos da cidade de São Paulo para que se investigue a fundo o que está ocorrendo conosco. E pretendemos levantar as causas e apontar os responsáveis, custe o que custar.

É possível, sim, que tenhamos sofrido um ataque, como sugerem vários de nossos leitores. Afinal, a cada dia, o 247 se torna reconhecido como um espaço de liberdade plena onde todos os assuntos podem ser discutidos. Quem nos acompanha há mais tempo, especialmente o público de Goiás, sabe do papel que desempenhamos no escândalo Carlos Cachoeira. Fomos os primeiros a publicar, com coragem, informações que muitos veículos prefeririam manter sob o tapete.

Nossos leitores também sabem que, parafraseando a jornalista Suzana Singer, ombudsman da Folha de S. Paulo, não há temas proibidos no 247. Um deles é a relação entre jornalistas e donos de empresas de comunicação com suas fontes de informação. É curioso que nós, nascidos como veículo independente, estejamos sendo obrigados a nos manter calados – ainda que tentemos resistir bravamente aqui nesta página no Facebook – num momento em que o Brasil discute a liberdade de expressão.

A liberdade de um país não está em risco quando parlamentares de uma CPI ou setores da sociedade pedem que uma publicação e alguns de seus jornalistas venham a público e falem. Ela está ameaçada quando um veículo é obrigado a se calar. Uma sociedade livre discute todos os temas, inclusive o poder exercido pelos meios de comunicação. E os jornalistas deveriam ser os primeiros a defender um debato amplo, aberto, geral e irrestrito.

Por que estamos enfrentando esta situação? Que interesses foram contrariados? São perguntas ainda em aberto, mas que serão respondidas. E este espaço no Facebook, que sabemos ser menos eficiente e agradável do que a nossa página anterior, é uma solução de emergência adotada para que pudéssemos continuar fazendo o nosso trabalho, apesar das adversidades.

Hoje cedo, tínhamos plena confiança de que a situação anterior seria restabelecida. Migramos nossa infraestrutura para o pacote mais rápido e seguro do País – o chamado “estado da arte” em hospedagem. Ainda assim, o serviço apresentou instabilidade e decidimos retornar ao Facebook, pelo que, novamente, pedimos desculpas aos nossos leitores.

Mas, se vale um consolo, não nos calaremos, em hipótese alguma. Hoje, a rede de informações 247 já é um movimento. Envolve mais de 40 profissionais, mas também muitos de nossos leitores, que, na era do jornalismo 2.0, são também nossos colaboradores, dedicados à busca da verdade.

Continuamos subindo duas edições diárias no iPad, revistas semanais e permitindo ainda que todos os leitores publiquem livremente informações relevantes nesta nossa página.
Muito em breve, voltaremos a ter o website jornalístico mais ágil, mais rápido e mais seguro do Brasil. Estamos trabalhando 24 horas por dia nesta direção e mobilizando todos os recursos humanos e materiais necessários.

Nós não iremos desistir da nossa missão, que é informar, sem medo, sem censura e com total liberdade.

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes