Ao contrário do que é propalado pelo PIG, inadimplência cai



Crédito cresce e inadimplência cai pela 1ª vez desde marçoFoto: Divulgação

INADIMPLÊNCIA NAS OPERAÇÕES DE CRÉDITO COM RECURSOS LIVRES DO SISTEMA FINANCEIRO FICOU EM 5,8% NO MÊS PASSADO, MENOR DO QUE EM MAIO, QUANDO FICOU EM 5,9%

BRASÍLIA, 26 Jul (Reuters) - O crédito total disponibilizado pelo sistema financeiro no Brasil subiu 1,5 por cento em junho, chegando a 50,6 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ou 2,167 trilhões de reais, informou o Banco Central nesta quinta-feira.
A inadimplência nas operações de crédito com recursos livres do sistema financeiro ficou em 5,8 por cento no mês passado, menor do que em maio, quando ficou em 5,9 por cento, de acordo com dados revisados do BC. É o primeiro recuo desde março.
O calote de pessoas físicas nessas operações chegou a 7,8 por cento, recuo de 0,1 ponto em relação a maio. A inadimplência de empresas também recuou na mesma proporção, para 4 por cento em junho.
O spread bancário ---diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa de juro efetivamente cobrada do consumidor final-- atingiu 23,2 pontos percentuais em junho, contra 24,7 pontos no mês anterior.
A média diária de concessões de crédito cresceu 6 por cento em junho ante maio. Para pessoas físicas, o salto foi de 6,4 por cento e para empresas, 5,7 por cento.
A taxa de juros média recuou 1,8 ponto percentual, para 31,1 por cento no mês passado. Para pessoa física, a queda foi de 2,3 pontos, para 36,5 por cento. Para empresas, o recuo foi de 1,2 ponto, para 23,8 por cento.
(Reportagem de Tiago Pariz)

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes