O Datafolha e os trackings nas campanhas
Nassif
Tracking é um monitoramento diário feito para sondar movimentos voláteis de opinião pública. No caso das campanhas, são pesquisas telefônicas, que não tem nem o mesmo rigor nem a mesma abrangência das pesquisas de campo. Mas servem para antecipar tendências.A pesquisa do Datafolha foi precedida de notas informando que os trackings do PSDB haviam apontado reversão súbita na tendência de queda de Serra.
A campanha da Dilma também tem os seus trackings. O de ontem mostrava a distância abrindo para 10 pontos em favor de Dilma - o oposto do PSDB. Instituto Sensus e Vox Populi são taxativos em apontar tendência irreversível de abertura da distância entre Dilma e Serra - inclusive em pesquisas qualitativas. No dia a dia é possível perceber a corrosão da candidatura Serra até nas conversas com setores historicamente anti-dilmistas - como o mercado financeiro.
O Datafolha fez a segunda maior aposta de sua existência. A primeira foi na pesquisa extemporânea, dias antes da convenção do PSDB,.Em que subitamente Serra voltou a abrir vantagem - puxado por inexplicáveis 10 pontos de aumento na sua votação no sul. O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, atribuiu a melhora ao fim das chuvas em São Paulo.
A segunda, agora. O motivo apontado foi o rabo das campanhas gratuitas de partidos aliados. O grosso foi captado pela pesquisa anterior, do Vox Populi, e não afetou em nada a intenção de voto em Serra. O rabo da campanha afetou a pesquisa Datafolha.
As duas pesquisas do Datahfolha tinham em comum, coincidentemente, o período angustiante, da candidatura Serra precisar gerar fatos positivos.
É possível que o Datafolha tenha detectado uma inesperada reversão nos rumos das eleições. Se as próximas pesquisas, de Institutos sérios, não confirmarem essa tendência, o Datafolha terá perdido irreversivelmente a maior aposta feita em seus quase vinte anos de existência: sua credibilidade.
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