EUA: que democracia é essa?



Image
Casa Branca
É inacreditável. Um país que se afirma “a maior democracia do mundo” assistiu ontem, anestesiado, à violência em sua própria casa, cometida contra manifestantes do movimento "Ocupe Wall Street" nos EUA. O grupo denuncia, com toda a razão, os pacotes de resgate do governo a grandes bancos, o persistente e alto índice de desemprego e a desigualdade econômica nos EUA.

Logo após a meia noite, depois assistir a três semanas de ocupação no Woodruff Park, um parque no centro de Atlanta, Geórgia, as autoridades locais “cansaram” de esperar por uma solução pacífica. E partiram para a ação. A polícia expulsou dezenas de pessoas do local, nesta 4ª feira, e prendeu 53 outras que se recusaram a abandonar o protesto contra a desigualdade econômica. Segundo o prefeito, Kasim Reed, “duas advertências” teriam sido feitas aos manifestantes para que saíssem do local.

Também em Oakland, na Califórnia, a política entrou em confronto com manifestantes, durante uma marcha de mais de mil pessoas rumo à prefeitura local. Neste caso, os manifestantes denunciavam as várias prisões em um outro acampamento do mesmo movimento de protesto na cidade.

Direitos humanos e democracia

A repressão aos movimentos de protesto nos USA precisa ser condenada e denunciada nos organismos de direitos humanos! Com que autoridade esse país condena a repressão nos países árabes e dita regras sobre direitos humanos para todo mundo? É o primeiro a reprimir manifestantes pacíficos que protestam contra políticas comprovadamente responsáveis pelo desemprego e pela recessão que se abate sobre os Estados Unidos e a Europa.

Em episódios como uma discussão conhecida entre os acadêmicos sobre este país ganha maior relevância. Muitos lhe contestam a condição de "democracia". Alegam que o conceito mais correto para descrevê-lo é o de "república", na qual a participação popular é bem mais restrita.

Comentários

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes