Da série “Ali Kamel: sim, nós somos racistas!”

Não há muito o que comentar sobre o relato abaixo.
Deixo minha solidariedade ao Felipe e sua família. E registro minha indignação diante do episódio, mas, principalmente, contra os mais insidiosos racistas, aqueles que negam a existência desse fenômeno, que tem na hipocrisia um dos seus principais combustíveis.

O Demétrio Magnolli e o Ali Kamel* devem ter explicações para o caso abaixo. Aliás, se alguém tiver o e-mail ou o telefone do Magnoli, que fala sobre qualquer assunto nas páginas da Folha, d’O Globo e da Veja, além de ter à disposição os microfones e câmeras das maiores emissoras de TV e rádio do país, podia perguntar o que ele pensa a respeito do “incidente” abaixo.

Do blog do Felipe Barcellos:
http://paidemenina.blogspot.com/2011/02/ontem-dia-de-aniversario-de-5-anos-de.html

Ontem, dia de aniversário de 5 anos de minha filha, mataram um pouco de nós

Bom dia,

Nunca imaginei que depois de tanto colaborar com o EU-REPORTER, tivesse que viver na pele a dor de um cidadão agredido com sua família em um dia de festa.

Escolhemos o quiosque Espaço OX, no Leme para comemorarmos o aniversário de 5 anos de minha filha mais nova, com amigos e familia, num total de 20 pessoas. Reservamos e chegamos, com as crianças, as 19h00. Realizamos a comemoração com as minhas filhas, Lia e Dora, que durante todo o tempo brincaram nas dependências do quiosque as vistas dos funcionários.

Todos os convidados consumiram regiamente e pagaram suas despesas com tranquilidade.
Aos nos prepararmos para ir embora, as 22h30, a funcionária Loi impediu minhas filhas, Lia(9 anos) e a aniversariante Dora (5 anos) de entrarem no quiosque ao retornarem do banheiro.

O motivo: alegou que seriam crianças de rua, por serem negras e terem cabelos crespos. Para encurtar uma longa historia: minha filha mais velha, de apenas 9 anos, está em choque. As alegações da funcionária não apenas são racistas e incidem em constrangimento ilegal e cerceamento do direito de ir e vir, como denotam a falta de atenção dedicada aos consumidores que frequentam o espaço. Vou entrar com medidas legais contra o estabelecimento e um processo por constrangimento ilegal, injuria, difamação e crime de racismo contra a funcionária.

Não queiram saber a dor de um pai ao vivenciar tais cenas em um dia de festa. A dor não vai embora quando fecho os olhos. Me vem a imagem de minha filha, minutos antes extasiada de alegria e em seguida chocada com uma realidade distorcida.

Estou sentindo muita dor. Uma dor que não vai embora.

A funcionária tinha a obrigação de observar quem estava na mesa mais numerosa do estabelecimento, estávamos minutos antes cantando parabéns e repartindo um bolo.

Impossível não ver a alegria que minhas filhas viviam em meio a amigos e família.
Loi estragou tudo com seu preconceito e despreparo para lidar com o publico. Precisa ser punida de forma exemplar.

Minha filha, uma crianca que é o que existe de mais valioso em minha vida, está DESTRUÍDA, achando-se culpada por não ter a aparência “certa” para poder ir e vir.

Espero que tal comportamento não seja uma norma do Grupo OX e da Orla Rio.

Esta carta está sendo copiada aos principais jornais do Brasil e publicações do segmento de turismo no Brasil e no exterior, em inglês.

Felipe Barcellos
Jornalista (ex-Folha, ex-editora Abril) e pai.

*****
*Se alguém não entendeu a referência ao Ali Kamel, o todo poderoso chefão do jornalismo da Rede Globo, é bom ler esse texto do link abaixo para se informar a respeito:
http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2009/11/18/nao-existe-racismo-no-brasil/

Comentários

  1. Nao existe RACISMO no Brasil..O que existe e SENSACIONALISMO E OPORTUNISMO NA PARTE DE ALGUNS NEGROS,SOBRE A SUA PROPRIA NACIONALIDADE E ETNIA BRASILEIRA!

    Relato de uma mulher negra que estuda e escreve sobre os negros do Brasil!

    A VERDADE NAO TEM APENAS UM LADO!E o texto Incompleto de detalhes mais cheio de frses de efeito de fundo EMOCIONAL que de inicio nos faz ate mesmo perder o foco nas questoes REAIS faz com que eu venha e defenda o pensamento da maioria da populaçao produtiva Brasileira e do senhor Ali Kamel,no qual eu TB ja li o seu livro!!

    A menor, simplemente foi proibida de entrar naquele local SOZINHA, a funcionaria a confudiu e achou que se tratava de uma uma criança de rua!

    Atençao!!!!

    E nao por que uma criança mestiça parece com uma criança de rua!ou o proprio que acha que parecer criança de rua significa necessariamente ter cabelo crespo e ser mestiça como e o caso da menor (filha de pai negro e mae "BRANCA")

    Outro detalhe....A menor ja estava FORA do posto as 22:30 !!
    Os responsaveis que permitiram que a MENOR de 5 anos com a irma de 9,retornasse ao banheiro do Quiosque,naquele horario SOZINHAS...

    DETALHE que Pelo que sei e me informaram o banheiro do posto de Leme e SUBTERRANEO!

    O direito de ir e vir existe para todos,mas lembre-se que a custodia e responsabilidade de um pai com uma criança de 5 e outra menor de 9 tb devem existir!!

    Na proxima, segure a mao de sua filha e evite qualquer tipo de mal tratamento ou preconceito da mesma!!

    Use essa energia para proteçao pratica e REAL das menores!Evite e nao estimule a imagem distocida do povo negro!

    Nao somos coitados,saiba se defender com justiça e devidamente os seus direitos de cidadao serao respeitados!

    Esse homem pode ir no juiz e se achar como NEGRO no DIREITO de criar qualquer tipo de historia sensacionalista de RACISMO!!

    O que ele nao pode, e brincar com a seriedade da acusaçao e nem MUITOS MENOS usar a imagem da MENOR em toda midia e redes sociais,isso sem o direito da outra parte se defender..

    Os Danos a funcionaria so pelo escandalo e exposiçao sensacionalista,apelativa EMOCIONAL dos FATOS ja e motivo de demissao da funcionaria..

    Quem paga o preço e todo o restante da populaçao, que se ver ainda mais acuada com o fanatismo da pessoa NEGRA de limitar TUDO o que acontece a um CRIME de RACISMO

    Estao usando das leis para julgamento irreais de seus proprios preconceitos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Lidas

O que a mídia de celebridades faz com Anitta deveria ser crime

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

A parcialidade é o menor dos problemas da mídia golpista. Por Léo Mendes