Niemeyer faz 103 anos, inaugura fundação e elogia Lula
Maior nome da arquitetura mundial, Oscar Niemeyer completou 103 anos nesta quarta-feira, emplena atividade, com diversos projetos em andamento e um vigor surpreendente. Para marcar a data, ele inaugurou a nova sede da fundação que leva seu nome, em Niterói. O local terá um espaço cultural com área de quatro mil metros quadrados e vai abrigar a administração da Fundação Oscar Niemeyer, o Centro de Pesquisa e Documentação e a Escola Oscar Niemeyer de Arquitetura e Humanidades.
Vitor Voguel
O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), inaugura fundação ao lado de Niemeyer
Durante a celebração, Niemeyer disse que "enquanto eu puder trabalhar eu trabalho". Segundo Oscar o trabalho é o que o distrai, não é sacrifício algum. "Cada problema que aparece é um esforço para resolver que me agrada muito e que ainda consigo fazer", disse o arquiteto.
A sede da fundação é a sexta obra do arquiteto a ser inaugurada em Niterói. A primeira foi o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e depois vieram a Praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o Terminal das Barcas de Charitas.
A Torre Panorâmica, o Centro de Convenções, o Centro Petrobras de Cinema e demais equipamentos urbanos que serão construídos no Caminho Niemeyer já se encontram em desenvolvimento.
O bisneto do arquiteto, Carlos Oscar, declarou algo curioso no evento. Carlos disse que o bisavô come sempre de sobremesa um creme de abacate, hábito religioso.
Carlos também contou que o bisavô participa de aulas de filosofia todas as terças-feiras, com familiares e amigos, e que há cerca de cinco meses, após ficar um período internado em maio, ele parou de fumar, por orientação médica.
A mulher de Niemeyer e fiel companheira, Vera Lucia Niemeyer, disse que estava se sentindo feliz ao comemorar um aniversário tão especial com o marido. “Porque 103 anos, por favor, né, é muita coisa. O importante é que ele está com saúde, produzindo, isso é o que é importante”, disse ela.
Elogios a Lula
![]() | |
Niemeyer, por Vitor Vogel |
“Nós estamos em um ano que o brasileiro pode sorrir um pouco, porque o Lula é ligado ao povo, ele é correto, compreende os problemas da América Latina”, afirmou o arquiteto.
Niemeyer comentou ainda sobre um dos diversos projetos atuais, o Aquário de Búzios, na Região dos Lagos, e exaltou seu pioneirismo na arquitetura. “Agora eu fiz um aquário dentro d’água. Nunca ninguém fez um aquário dentro d’água. Isso me distrai”, afirmou.
Sambódromo
O sambódromo do Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilam no carnaval, será reformado para ganhar 15 mil novos lugares e ter capacidade para 75 mil pessoas em 2012, em um projeto assinado por seu criador, o arquiteto Oscar Niemeyer.
"O sambódromo é uma obra que quase não precisa de explicação", declarou Niemeyer na véspera de seu aniversário, através de um vídeo projetado durante a apresentação oficial da obra, em um ato realizado na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Inaugurado em 1984, ele é formado por uma avenida de 700 metros cercada por dezenas de arquibancadas e camarotes que atualmente têm capacidade para até 60 mil pessoas. Segundo Niemeyer, o novo projeto vai fazer as arquibancadas ficarem "mais simétricas".
O arquiteto destacou a importância da obra na vida da cidade e para o carnaval. "Dada a importância da obra, é evidente que deve ser realizada com certa imponência, igual a que tem o carnaval do Rio", destacou. Niemeyer também ressaltou a necessidade de se ter uma avenida em boas condições para as pessoas desfilarem, além de garantir a boa visibilidade do público.
O arquiteto mostrou-se muito satisfeito com a transformação do sambódromo e concluiu seu discurso com uma mensagem de celebração: "Vamos ver com prazer como o povo se diverte um pouco."
Comentários
Postar um comentário